domingo, 28 de outubro de 2012

O fim de semana foi...

... desgastante! 

O sábado de manhã foi para estudar ciências com a Bibi que de tarde foi para a festa de anos da prima que se prolongou até à meia noite. 

Fiquei com a tarde toda para mim (coisa rara) e aproveitei para navegar por blogs sem fim, fazer elítica e ir ao shopping fazer umas comprinhas com o Terence.

O domingo foi para estudar geografia e história, nunca gostei de história talvez por ter tido maus professores, mas agora a matéria parece bem mais interessante. 

Passamos também boa parte da tarde a fazer um trabalho para o Halloween que ficou o máximo. O Frankenstein está espetacular, todo feito por ela. Eu só ajudei nos fantasmas feitos de pano.



Agora, vamos jantar uma sopinha, umas castanhinhas assadas e uma fatia (pequenina) de bolo de chocolate que a minha amiga C. fez para a sobremesa.

sábado, 27 de outubro de 2012

E hoje, dia oficial de pesagem...


Vi um 70,1 na balança. 

Nestas últimas semanas, tenho sido um autêntico io-io, mas pelo menos ela vai baixando, certo? A casa dos 60 está já ao virar da esquina... 

Bom fim de semana!!! Já estudei ciências com a Bibi, amanhã vai ser história e geografia (back to my worst nightmare!)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E o que se tem comido por aqui?...

Tem-se tentado levar uma alimentação regrada, mas sem abdicar de alguns prazeres.

Tem-se comido dióspiros
Tem-se comido sopa
Tem-se comido peixinho
Tem-se bebido chá de cavalinha e centelha asiática que a Salsa-Batata-Moça tanto tem apregoado
Tem-se comido 2 quadradinhos de chocolate negro
Tem-se visto a balança a baixar :)

No fim de semana fiz uns filetes de peixe no forno com cogumelos acompanhados com arroz de tomate. Ficou muito bom e o que sobrou foi o meu jantar de ontem.

Fiz assim: temperei os filetes com sal alho e vinho branco. Num pirex pus um fio de azeite, uma cebola em meias luas, o peixe e a marinada e cobri com cogumelos laminados e um pouco de colorau. Levei ao forno por uns 30 minutos. Acompanhei com arroz de tomate. Simples e rápido!


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Gosto tanto de ovos e quase nunca fazes..."



Foi o que o Terence disse ontem. Vai daí resolvi pegar numa receita que fazia bastante vezes antigamente, mas com montes de maionese. Decidi torná-los mais light e foram o acompanhamento perfeito de um creme de couve-flor maravilhoso.

Ovos do Mar

- 6 ovos cozidos
- 1 lata de atum em água
- 3 delícias do mar
- 1 colher de sopa de iogurte natural
- vinagre e sal a gosto

Depois de cozer os ovos, cortá-los a meio no sentido do cumprimento, retirar as gemas e reservar as claras. Na picadora triturar o atum, as delícias e as gemas. Juntar a esse preparado o iogurte, temperar com vinagre e sal e misturar bem até ficar uma papa. Colocar montinhos por cima das claras e moldar em formato de ovo.

Nunca pensei que o iogurte natural substituísse tão bem a maionese! Ficou mesmo bom e muito parecido com a mistela que fazia antes.

domingo, 21 de outubro de 2012

Toma lá que é para aprenderes...

Depois de uma semana exemplar, consegui a proeza de me espalhar ao comprido em somente 2 dias! Um aniversário na 6ª à noite, pizza ontem e outro aniversário hoje juntamente com a minha pouca vontade de resistir, levaram-me a este desvario e fizeram-me deitar por terra a semana exemplar.

Eu sei que ainda vou a tempo de me conter no aniversário de hoje, não sei é se vou conseguir, porque não me incomoda nada portar-me bem quando as coisas estão longe de mim, mas quando elas estão ali mesmo à mão de semear, eu sou fraca.

Anyway, prometo que se não for hoje, amanhã é definitivamente dia de recomeçar. Quero terminar o mês de outubro nos 70!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Feijoada de lulas...


Quando se fala em feijoada no que pensámos? Comida enfarta-burros com enchidos e carnes gordurosas, mas molho grossinho e gostoso... 

Inspirada mais uma vez na Joana e no talento que ela tem em tornar os pratos mais saudáveis, aventurei-me numa Feijoada de Lulas.

Para 4 pessoas:

- 500gr de lulas limpas e cortadas em rodelas
- 1 lata de feijão branco
- 1 cenoura grande cortada em rodelas
- 1/2 morcela
- 1 tomate aos cubos
- 1 cebola picada
- 1 fio de azeite
- sal e cominhos

Refogar a cebola no azeite,  juntar um pouco de água, colocar a cenoura, o tomate e as lulas e deixar cozinhar um pouco. Juntar o feijão e a morcela, temperar de sal e cominhos e deixar apurar. Servir com arroz branco.

É feijoada, sabe a feijoada por causa dos cominhos e do molho grossinho e não é nada gordurosa! Até a Bibi gostou!

Podem sempre não juntar o arroz para uma refeição menos calórica, mas mesmo assim, parece-me uma refeição equilibrada e boa, mesmo boa!

Desafios da semana...

Ora então vamos lá ao balanço da semana:


A sopa desta semana levou chuchu, abóbora, cenoura, cebola, alho, feijão verde e couve, um fio de azeite e passei tudo até ficar em creme. Às vezes também junto couve flor ou brócolos ou feijão. 




As caminhadas são feitas com estas sapatilhas tipo Schetchers mas da Beppi. São extremamente confortáveis e como têm uma sola bastante alta amortecem bem o impacto. Sou capaz de andar horas seguidas com elas. 

O tempo não ajudou muito nas caminhadas, mas nos dias que não fui caminhar, dediquei-me à elítica. Isto agora ou vai ou racha!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aletria com cogumelos e legumes...


O aspeto não é dos melhores, mas o sabor é divinal!!!

Para 2 porções (deu-me para o almoço e o jantar)

- 300gr de cogumelos frescos inteiros
- 200gr de mistura de legumes chineses Pingo Doce
- 2 meadas de aletria
- 1 dente de alho picado grosseiramente
- 1 fio de azeite
- molho de soja

Numa sertã colocar o azeite a aquecer com o alho e juntar os cogumelos partidos em quartos para saltear. Juntar os legumes chineses e temperar com molho de soja e sal se necessário e deixar cozinhar um pouco. Por fim misturar a aletria previamente cozida em água com sal.

Eu era para fazer isto com massa chinesa, mas como não encontrei achei muito cara e já tinha visto a Joana a comer aletria sem ser em doce, resolvi experimentar. 

Fica meeesmo bom!!! E consegui fazer um prato 100% vegetariano!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

4ª semana do Desafio de Natal...


Esta semana há as seguintes tarefas a cumprir:

3 dias caminhada/exercicio de pelo menos 30 min  (1 foto do local ou do calçado usado ;))
- Vai ser fácil, só espero não me esquecer da foto
3 jantares de sopa ( 1 foto ou mais se as sopinhas forem diferentes;))

- Esta aqui vai passar para 3 almoços de sopa. É mais simples para mim e vou juntar uma proteína à refeição para ficar mais equilibrada
1 Dia Vegetariano (1 foto e receita dos pratos feitos nesse dia:))

- Durante um dia vou abolir a carne e o peixe, mas sinceramente não consigo abolir ovos ou leite e derivados (vegetariano aldrabado, portanto)
5 dias pelos menos 2Litros de agua por dia

- É já característico do meu dia - fácil

A balancinha esta semana até foi amiga, 70,8Kg, menos meio quilo do que na semana passada. Resta-me manter-me na caminhada descendente e pronto.

domingo, 14 de outubro de 2012

A vida às vezes prega-nos partidas...


Na 6ª feira, a minha sogra sofreu um AVC. Para já está estável e sem sequelas, pelo que o diagnóstico é animador. A gente às vezes recebe notícias destas e não se apercebe logo da dimensão do problema, foi o que aconteceu neste caso. Só quando ontem a fui ver é que tomei consciência do que se passou. 

Tomamos as pessoas e as situações como garantidas e não devíamos. A Bibi não a pode visitar, mas fez-lhe este cartãozinho que de certeza a vai animar.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Faz hoje 9 anos que renasci...



Flashback...
Faz hoje 9 anos que senti o click... É uma coisa inexplicável, só se sente que algo cá dentro mudou... 

Estava em casa dos meus pais e apetecia-me qualquer coisa. Dirigi-me tipo robot ao frigorífico, peguei num chocolate para comer inconscientemente como era costume. Olhei para ele e tornei a pô-lo no sítio e disse para mim própria: "Não, já chega, não preciso de ti, chegou o momento de mudar de vida."  Pesava 98Kg na altura.
...................................................................................................................

E no presente:
Aumentei a quantidade de exercício...
Estou a controlar-me na alimentação...
A água tem sido como um relóginho...
E ainda assim, não há meio de sair dos 71!

Vale-me o facto de ser a pessoa mais teimosa à face da Terra e de não me deixar vencer pelo número da balança.

Porque eu sei que apesar da desilusão dos números, se eu não der parte de fraca e não desistir, eu vou tornar a conseguir abrir a porta da casa que já foi minha e onde sei que pertenço, a casa dos 60.

E também porque apesar do raio do número não baixar, hoje consegui vestir uma blusa que comprei quando estive nos 68 e que tinha deixado de me servir :))

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Falar disto dá-me sempre vontade de rir...


Gases!! Ah pois é!!

Já de há algum tempo para cá que depois do almoço parece que na minha barriga há um vulcão prestes a entrar em erupção. Eu sei que são gases, mas, por razões óbvias (estou no local de trabalho), têm de ficar encarcerados. Claro que ao fim de semana isso não acontece, porque em casa a logística é outra :)

Se alguém se põe à minha beira é capaz de ouvir a barriga a roncar, mas antes isso do que outra coisa certo?

A minha questão (se é que não estou sozinha neste assunto): porque será que isto acontece só depois do almoço e como hei-de resolver este problema? Dicas?

domingo, 7 de outubro de 2012

Voltei às corrinhadas...


Ontem até já tinha feito elítica e tudo, mas o Terence e a Bibi quiseram ir jogar à bola no nosso ginásio outdoor (uma urbanização nova que só tem arruamentos e que serve para dezenas de pessoas se exercitarem) e eu decidi ir andar a pé.

Só que ele começou a puxar por mim e pronto foi o suficiente para me pôr a corrinhar 30 minutos.

Numa semana em que não me portei a 100%, (mas que também não era caso para aumentar meio kilo como aconteceu) senti-me feliz com isto porque sei que o primeiro passo é o mais difícil de dar.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fim de semana prolongado... medo...



... medo de descambar valentemente!! A vontade já está a dar sinal e o raio das bolachas da lata estão a chamar-me o meu nome constantemente.

Whatever!! Vai ser o último 5 de outubro de folga, vamos lá aproveitar já que calhou coladinho ao fim de semana...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

5kg fazem uma diferença medonha...


Hoje, como já vem sendo hábito fui levar a Bibi à escola para depois fazer a minha caminhada no regresso a casa. Por causa do trânsito infernal àquela hora, o Terence deixa-nos a uns 5 minutos da escola e eu depois venho a pé para casa. 

Ao levar a filhota, levo também a mochila dela que à 4ª feira vai especialmente pesada. Sim, porque agora os miúdos têm de levar para cada disciplina o caderno + o manual + o livro de atividades x o nº de disciplinas que tiverem + o equipamento de ginástica (à 4ª) + o lanche e a água, enfim, são praí uns 5Kg de material. 

E lá ía eu com aquilo a pesar-me nas costas, o coração a bater mais depressa,  a respiração a acelerar e eu a pensar: Meu Deus, como é que foi possível que durante anos eu tenha carregado em cima de mim mais 30kg do que tenho agora?! Como é que eu me conseguia mexer sem desmotivar?!  

E aquele peso a mais em cima de mim abriu-me os olhos e fez-me perceber a dimensão da minha caminhada e da minha decisão tomada há quase 9 anos. Esta é uma batalha contínua, sim, sem dúvida, mas que não tenciono de deixar de enfrentar nunca.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Num mundo perfeito...


...os meus colegas de escritório seriam todos homens. 

E só porque trabalhar com mulheres consegue ser desgastante. Quase todas só estão bem a criticar tudo e todos e ficam delirantes quando ficamos todas em sintonia, mas a criticar seja o que for. 

Desde o início do ano que me afastei das pessoas que teimam em emanar más energias e isso só me fez bem. Tenho de me rodear de pessoas positivas para ser mais feliz.

Penso que a maneira como lidam com a comida tem um grande impacto no tipo de pessoa que são.

Há aquelas que apesar de pesarem 44kg continuam a comer uma sopinha ao almoço e se recusam a aceitar o diagnóstico médico de anorexia. E para provar isso mesmo, passou a comer bolachas desde as 2 da tarde até à hora do lanche... mesmo à minha frente... a tentar-me... Não me parece que seja a melhor dieta para aumentar o peso, mas não aceita opiniões de ninguém.

Depois há aquelas que engordaram 20kg no último meio ano e que acham que se quiserem, emagrecem o peso todo, mas não como as parolas que fazem dieta e exercício, nãão... com todo o tipo de dietas não convencionais tipo a dieta da lua, do tipo de sangue, do sumo do nabo... whatever! Elas é que são as inteligentes.

Ainda há representantes daquele grupo que ronda os 100kg e não percebe porque engorda... acho que nisso te posso ajudar: não comer nada ao almoço nem ao lanche não te ajuda a emagrecer, amiga... assim como não ajuda um grande bife com batatas fritas em vez de não comer nada... O equilibrio é a chave.

E aquelas pessoas que acham que lá por não serem gordas podem comer de tudo? A categoria também está lá representada. E comer tudo, significa tudo o que seja porcarias tipo panados com batatas fritas aquecidos no microondas dia sim, dia não e pastéis folhados para o lanche. Claro, tudo menos legumes, iogurtes e fruta! Aviso: O colesterol alto ataca toda a gente, gorda ou magra!

Pelos menos também há aquelas que tentam fazer uma dieta equilibrada. E uma dieta equilibrada inclui iogurtes, fruta, pão, bolachas, sopa e comida verdadeira... Já me inclui num dos grupos acima, agora sei que me incluo neste.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Redefinição de objetivos...

Segunda feira, dia 1, parece-me um dia perfeito para redefinir objetivos, agora que faltam precisamente 3 meses para o final do ano.

Daqui até lá quero:
- Manter o exercício diário (por pouco que possa ser)
- Manter os 2l de água todos os dias (fim-de-semana incluído)
- Continuar a guardar os docinhos para ocasiões especiais e esporádicas
- Perder 3 Kg que é o que me falta para os Sweet68



E já agora, este é o post nº 500!!!

Obrigada por estarem desse lado a aturar-me, às minhas mudanças de humor, aos altos e baixos e de certo modo à minha vida. 

Isto sem vocês não tinha piada nenhuma...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...