domingo, 5 de junho de 2011

Alguém me esclarece?...

Há algum tempo atrás li um artigo sobre exercício físico onde diziam que para queimar calorias decentemente o exercício tinha de ser feito sempre durante mais de 15 minutos. Só a partir daí se conseguia ver o efeito e acelerar o metabolismo.

E eu acreditei...

Na semana passada li outro artigo a dizer precisamente o contrário. Até se podia fazer 5 minutos de exercício de cada vez ao longo do dia que o importante era ir fazendo várias coisas, independentemente de quanto tempo demorasse.

Acho que tem lógica...

E então em que é que ficamos? Alguma das meninas que frequenta o ginásio me sabe esclarecer?...

9 comentários:

Loh-la disse...

Aquilo que te posso dizer é apenas o que me foi dito pelo nutricionista - é preciso manter o ritmo cardiaco a um certo nivel para perder gordura...logo precisamos de fazer exercicio continuamente pelo menos durante 15minutos para o conseguir. Agora se isto é verdade ou não... não sei :/

Ana disse...

Pela informação que me tem sido passada:
1º: devemos fazer exercicio cardio em dias alternados, nos dias que não fazemos treino só de cardio aquecemos durante 15min e fazemos exercicios localizados no restante tempo.
2º Depois de manteres este plano pelo menos por 2 meses deveras mudar os exercicios cardios, ou seja, imagina que costumas caminhar cerca de 45 min, fazes os 15 min a caminhar a velocidade moderada, depois fazes 1 a 3 min a correr, depois mais 1 a 3 min a caminhar e assim succesivamente (este metodo chama-se hiit).
3º deve-se aplicar este método porque após o nosso corpo se habituar a determinado exercicio fisico aprende a gerir a queima de gordura, queimando cada vez menos, e este método acaba por "enganar" o corpo fazendo com que ele não consiga reduzir a queima de gordura
4º Em relaçao a tempos de treino não adianta treinar também exageradamente e de seguida porque após algum tempo de treino (cerca de 60 min(seguidos) para a frente) o corpo liberta uma hormona chamada cortisol, que em vez de queimar gordura irá degradar musculo (resumidamente)

Isto foram algumas dicar que o meu PT me foi dando, mas como ele proprio diz acima de tudo o importante é mexermo-nos acabamos sempre por queimar alguma coisa, a queima é que vai ser inferior.

Anónimo disse...

acho que quanto mais te mexeres melhor, mais gastas, por isso acho que podes fazer o tempo que quiseres,não gastamos até a limpar a casa? ;)

mariana disse...

Olha eu até já li que só faz efeito os primeiros 30minutos! E que a partir dai nao queimamos nada. LOL
bjs

Ana M disse...

Não te posso ajudar nisto, para mim já é uma vitória se for correr a minha meia horinha, alguma coisa há-de queimar :D

Alex disse...

Hum... eu também acredito q apenas após 15/20 minutos de "aquecimento" é que o organismo comece a dar de si... mas certeza certeza não tenho...

Obviamente que se corrermos apenas 5 minutos, não podemos dizer que não fez nada de nada...

sweet disse...

Sweet,

Um recadinho muito rápido de quem anda numa fona:

Enviei-te mail!

Beijoca

Sweet

Paula Gordinha disse...

epah eu axo que é desde que agente se mexa ja deve servir pra alguma coisa hehe

Maria, Às vezes! disse...

Olá novamente :)

Acho que posso esclarecer isso! :)

A questão é que para contabilizares calorias perdidas não importa quanto tempo fazes seguido... Ou seja, 10 minutos gastam sempre X calorias, 20 gastarão o dobro e por aí fora.

No entanto, os estudos indicam que durante os primeiro 20 minutos de exercício o teu corpo gasta maioritariamente hidratos de carbono (ou seja, a energia da comidinha que se comeu), a partir dos 20 minutos usamos como principal fonte de energia as reservas de gordura, por isso perde-se mais facilmente os "pneuzinhos" de gordura quando se faz exercício de longa duração! Mas uma boa notícia, não precisa ser exercício intenso, a intensidade pode ser moderada, ou seja, podes realizar exercício que seja ligeiramente cansativo mas que ainda consigas falar sem dificuldade! :)
Espero ter ajudado!
Beijinho*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...