sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Isto está difícil...


Depois de um fim de semana atípico, perdi um bocado o rumo e deixei-me cair em todos os erros que sei que devo evitar.

Nestes dias tenho bebido muita pouca água. AF tem sido abaixo de zero. Não tenho variado a alimentação, os lanches e o almoço têm sido sempre a mesma coisa (sempre) e apesar de serem alimentos saudáveis, não há quem resista à monotonia. Além disso, não tenho jantado em casa e consequentemente com menos controlo.

Por essa razão, a balança tornou a entrar nos 76 e não baixa.

Ainda ontem fui jantar aos meus sogros e comemos bolonhesa e diz a minha sogra "Ai, isto não faz mal a nada, não engorda!" A mentalidade das pessoas tinha de mudar muito para a obesidade ser controlada! Lá por não ser frito, não quer dizer que não tenha calorias. Concordo que seja menos calórico que um bife com batatas fritas, mas daí até se pensar que se pode comer 2 pratos de bolonhesa porque não faz mal, vai uma grande diferença.

Outro comentário comum é "Comeste tão pouco!" Ora, eu comi um bom pedaço de bolonhesa e salada de alface, não gosto de ficar a abarrotar. Engraçado que para muitas pessoas se não se repetir e ficar ali cheio como um abade, é uma desfeita porque significa que a comida não estava boa... What?! Why?

Esta converseta toda só para dizer que a mentalidade das pessoas, em especial os mais velhos ainda está muito longe de ser saudável.

Eu não conto calorias, não tenho pachorra, mas gosto de saber as calorias que têm os alimentos simplesmente para saber em que me vou meter.

Ainda outro dia me deram uma caixa de biscoitos de canela. Felizmente, cada vez mais, as marcas estão a incluir a informação do valor calórico por unidade. Ora cada biscoito tinha 99 calorias (!!). Se antigamente era capaz de comer aí uns 5 de uma vez, só por saber que cada um valia 99cal fez com que comesse só um e quando me apeteceu mesmo muito.

Não devemos maltratar o nosso corpo. É que não temos mais nenhum!

8 comentários:

Ana M disse...

Concordo ctg, vivo com a minha avó e é um facto que os + velhos não têm mesmo muita informação sobre isso.. E quem diz os avós, tb diz pessoas + novas, que não sabem (ou não querem saber deste tipo de coisas!
Beijinho

Paula Alexandra Santos disse...

Agora fizeste-me lembrar a avó do meu marido, que andava sempre a tentar enchê-lo de batatas fritas e feijiadas...
Agora já está melhor nesse aspecto, mas se formos sempre tentar agradar aos outros, acabamos por nos tratar mal a nós mesmos.
Se ficarem chateados o problema é deles, mas a saúde é nossa!

Isa disse...

Eu concordo plenamente contigo. Quando vou á minha sogra e por ex ela faz grelhados, ela conta 2 peças de picanha (grandes) 2 peças de costelinha, 2 salsichas toscana, 1 asinha de frango...para cada um de nós! E eu só como por ex. 1 peça de picanha e 1 salsicha. É um filme. E você não come nada e não percebo da próxima não faço nada, ninguém come a minha comida, blá blá blá. É que antes disso a gente já comeu entrada (que não falha em casa dela) e tem sempre arroz seco e salada a acompanhar. Fogo achas isto normal? Além de ser um desperdicio de comida, é também um atentado á dieta. E ela não é gorda...raisparta a mulher!

Só comigo disse...

Pois, a minha sogra é a mesma coisa. Interessa é comer. E a minha mãe já está "formatada" mas se eu não estou resvala. Beijocas.

lovely.alter.me disse...

Descobri hoje este blog e já está adicionado às minhas leituras diárias ;) piois é... isto das sogras e mães tem muito que se lhe diga... mas nós é que sabemos ;) e as bolachas... que perdição terrível, são umas autênticas bombas calóricas ;)

bjs

Alex disse...

Sim a mentalidade no geral ainda está mito longe de uma vida saudável. E não são só as pessoas mais velhas.... Hoje no fim do ginasio, fui almoçar, pedi uma salada de atum e enquanto comia reparei que montes dos que estavam comeram uma sopa e uma fatia daqueles bolos enormes! Vale a pena fazer comentários??
Poupam no € para comer uma salada (3.5€ para com esse € comerem uma sopa e uma valente sobremesa... tb não acho correcto........

mllissa disse...

Também me ajudou muito interessar-me pelo valor nutricional dos alimentos, só assim percebi as barbaridades que cometia...em relação ás pessoas é uma realidade com que temos de conviver, por essas e por outras é que é tão dificil, mas a gente chega lá:

Luciana disse...

Quem me conhece, nem vale a pena dizer "come mais" que leva logo com um olhar de lado fulminante!
Com a minha sogra era mais complicado, mas agora quase que nem me diz nada.
Nós somos adultos e dizemos que não, mas quando entopem as "nossas" crianças com "porcarias", e depois dizem..."ela não come nada", quando as vejo ingerir 500kcal, no espaço de 1h, só me apetece bater nos pais e nos avós! Pode não comer NADA SAUDAVEL, mas o resto...
Ainda há muita coisa a mudar e vai ter de ser gradualmente.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...