
Quanto a mim, deixem que vos diga que já tive uma experiência (má) com esse tipo de incentivos. Quando deixei de amamentar a minha filha pesava 98Kg e consegui sozinha sem ajuda chegar aos 80 e depois de alguns altos e baixos estabilizar nos 85.
Depois como não consegui baixar mais resolvi seguir a dieta do Póvoas. No início realmente é muito bonito, há realmente uma RA aliada claro ao exercício físico e aos famosos comprimidos. Nessa altura cheguei aos Sweet 68Kg e entrei na fase da manutenção. Aí desleixei-me um bocado e foi tipo bola de neve.
Se ao início a consulta funcionava como um incentivo, tipo, "quero perder xxKg até à consulta daqui a 2 meses... ai que bom consegui !!!" na fase da manutenção e desmame dos comprimidos (de longe a pior fase) já era mais "a consulta está aí e eu engordei... vou adiá-la 1 mês a ver se consigo perder mais um bocado...".
E assim acabei por entrar num ciclo vicioso de engordar --> frustração --> comer --> engordar e a dirigir a minha frustração para a minha filha e o meu marido. "Vocês só comem porcarias !!!" ... "Não comas bolachas!!" ... "Vamos fazer exercício" and so on...
Fiquei completamente obcecada pelo peso que queria perder e não conseguia, até perder a perspectiva do que realmente importa na vida.
Foi só quando eles me chamaram à realidade que eu consegui sair daquele ciclo e desisti da manutenção porque eu precisava de me afastar daquilo, do que inicialmente funcionou como incentivo mas que se transformou numa meta inatingivel e infernal. Chorei muito quando me apercebi que o meu comportamento estava a causar mau-estar à minha família e a limitar o comportamento deles para comigo.
Saí desse ciclo e entrei num estado mais zen, de mais calma, mais pacífico. Nunca mais me quero sentir como me senti naquela altura. Foi essa a principal razão que me levou a criar o blog. Libertar-me e partilhar ideias com pessoas que sentem o mesmo que eu.
Por isso não... eu não entro em desafios... não posso... não quero... O meu desafio é tentar perder peso e tentar chegar aos Sweet 68 Kg, mas sem pressa, sem metas estabelecidas. Há-de chegar o meu tempo de brilhar...
Há muito que queria deixar esta mensagem. Obrigada por me lerem...