domingo, 12 de setembro de 2010

Oprah

Eis uma mulher que eu adoro ouvir falar, as ideias dela, o modo de encarar as situações e especialmente como ela lida com o próprio peso.

Outro dia estava a ver o site dela e vi um artigo onde ela falava de um livro de Geneen Roth's intitulado "Women, Food and God". Na altura abriu-me os olhos tipo um ah-ah moment e decidi partilhá-lo com vocês. Eis o que ela escreveu:

Quando li pela primeira vez o livro Mulheres, Comida e Deus  vez sabia que tinha descoberto algo profundo. Não gosto do termo viciada em comida, mas apercebi-me que tinha sido uma, e demorei anos a aprender (e a reaprender) que as escolhas que fazemos sobre o que pomos nas nossas bocas são somente substitutos para as crenças que temos nas nossas mentes e nos nossos corações.

Assim, à medida que lia o livro da Geneen’s, reconheci uma verdade tão básica – e que aparentemente tenho de me relembrar constantemente: Muitas pessoas usam a comida como se de uma droga se tratasse – para nos escondermos dos nossos sentimentos, para nos anestesiarmos, para escapar. E queria muito falar com a Geneen sobre este tema, porque ela parece compreender melhor do que ninguém como nós nos torturamos por causa de um nº na balança ou um tamanho de um vestido quando estaríamos bem melhor se utilizássemos essa energia para nos amarmos e nos compreendermo a nós próprios.

Geneen: Muita gente vem ter comigo e diz que só quer perder peso. E querem acabar com isso, e querem que o problema desapareça, e querem acordar magras amanhã. Mas na realidade não querem olhar para as crenças que estão abastecendo a obsessão, ou a sua relação com si próprio, com a sua família, com a sua vida. Não querem realmente ver.
O que acontece é que essas pessoas acabam por perder peso 10, 20, 30, 50 vezes nas suas vidas. Fazem isso vezes sem conta porque pensam que a dieta permanente é o modo de controlar o seu problema. Mas mesmo que consiga controlar a sua dieta, a simples perda de peso não é o que realmente interessa.
Em primeiro lugar, queria que as mulheres parassem de pensar nos seus “problemas com a comida” como a maior maldição das suas vidas. Elas têm é de lidar com as questões que estão escondidas sob os “problemas com a comida”.
Também o escrevi porque queria partilhar o facto de utilizar a comida como a porta para compreender-se a si própria pode levar a belezas e aberturas inimagináveis assim como a um certo despertar. A maior parte das pessoas não sabe isso.
Penso que todos temos uma fome que é dificil rotular. Muitas das pessoas que vêm aos meus retiros nunca as tinham rotulado, ou podem tê-las rotulado na igreja, mas não conseguem na realidade ver a ligação entre o que estão a fazer com a comida e esta ansia. Chamo a isto “a chama” que têm: Anseiam grandes respostas para viverem uma grande vida. Mas têm de começar pelos medos mais básicos.

Pois é, será que o que queres mesmo é perder peso? Quando conseguires, vais ser mais feliz? Ou isso está a esconder outra necessidade? Pensa nisso...

1 comentário:

Maria disse...

Olá! Vi agora este post. Já conheço esse artigo e essa autora, tb através da Oprah. Não acredito em tudo o que diz, mas aproveito alguns ensinamentos dela.
penso que algumas perspectivas que a Geneen apresenta sobre perder peso fazem mesmo pensar e podem ajudar-nos a descobrir a nossa verdadeira motivação para perder peso, entre outras coisas.
Obrigada por traduzires.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...