segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Poupança...

Como o tema está cada vez mais na ordem do dia decidi partilhar convosco o meu método de poupança...

Para mim, poupar é no início do mês. Antes de começar a gastar, transfiro uma quantia para a conta poupança em vez de esperar pelo fim do mês e guardar o que sobrar. É que no fim, raramente sobra...

No meu emprego temos o que eu chamo de mês pobre e mês rico, i.e., além dos subsídios de férias e de Natal, recebemos 3 vezes por ano uma quantia referente à distribuição de lucros. Parte desse dinheiro vai também para a poupança. Sempre que precisamos mexemos na poupança, porque é precisamente para isso que ela serve...

Para começar, tenho um ficheiro no excel com o que ganhamos e as despesas que temos mensalmente. Assim, tenho uma ideia de onde gastamos o nosso dinheiro e onde podemos cortar, caso necessário.

Ao dia 1:
- Levanto dinheiro para as despesas que são para pagar a dinheiro naquele mês como condomínio, empregada e mesada da filha.

- Transfiro uma quantia fixa para uma conta minha para as despesas com alimentação e semanalmente levanto uma quantia dessa conta e tento pagar no supermercado sempre a dinheiro. É incrível como assim damos mais valor ao dinheiro.

- Todas as contas (luz, gás, água, etc...) são pagas por transferência bancária para não me esquecer.

- Mensalmente juntamente com o dinheiro do condomínio guardo 10€ para em Maio pagar o seguro do condomínio. Sempre é melhor do que em Maio ter uma despesa extra de 100 €.

- Desde o mês passado tenho também levantado 50€ ao início do mês para no próximo ano pagar a maldita contribuição autárquica que este ano me fez recorrer à poupança. É que são 270€ em Abril e mais 270€ em Setembro. Assim, pouco vou notar...

Em minha casa também se pratica o culto do mealheiro.

O maridão gosta de juntar moedas de 2€. Eu fico-me pelas moedas de 0,50€ e para a Bibi além da mesada vão as moedas pretas que nós e os bisavós juntamos para ela. Semanalmente guardo uma nota de 5€ numa caixinha e posso garantir-vos que sem notar, ao final de algum tempo temos boas quantias guardadas... 

Eu sou um bocado Tio Patinhas, não no sentido de avareza, mas odeio gastar dinheiro mal gasto e esbanjar. Simplesmente não fui educada assim.

7 comentários:

Alexandra disse...

Cá em casa também à a mania do mealheiro... No poupar é que está o ganho.
Se ganhas 100 só gastas 80, é tudo uma questão de hábitos. Fazer de conta que não se tem um dinheiro de lado é o melhor para ocasiões mais críticas :)

Tânia disse...

Bem, boas dicas, sim senhora. Eu não sou tão organizada como tu, infelizmente. MAs deve ser por não ter filhos e isso.. Mas vou ter que começar a organizar-me mais e melhor. A única coisa que faço é que junto as moedas de 0,50, 1 e 2 euros e no final do mês é esse dinheiro que meto na minha conta poupança. Ainda junto uns 100 euros, não é muito, mas por anualmente junto 1200 euros.

Alex disse...

Que engraçado temos formas de poupar e "contabilizar" muito identicas. Eu também coloco de lado logo no inicio se não... nunca ponho nada de lado! E como sei exactamente para o que quero poupar, sei que a este ritmo só em 2013 é que vou conseguir ter € suficiente lol. Mas desistir é morrer por isso... um mês de cada vez... como tu dizes, há meses ricos subsidios e prémios anuais sempre são uma lufada de ar fresco nas poupanças.

Lilith disse...

sem dúvida, cada vez mais poupar está na ordem do dia e nada melhor do que nos precavermos com bastante antecipação :) fazes muito bem! ai, eu também ando a contar cada tostão a ver se ponho algum de lado para o carrito...!

beijos :)

Alex disse...

Olá olá
Em relação ao comentario que me deixaste. Tens razão... foi sem querer mas efectivamente tinha nas definições só para adultos lol.
Depois confirma se já consegues receber os meus :-)
Beijinhos e um dia feliz!

Unknown disse...

ola..adorei esta tua partilha...eu nao sou nada como tu mas queria mudar...
gostava de conhcer essa tua tabela no excel,,podes partilhar??
eu sou uma nulidade no excel, assim davas me uma ideia..
brigada
beijocas

Anónimo disse...

Eheheheh. Cada pessoa tem os seus rituais.
Obrigada pela visita ao meu cantinho.
Fico contente queiras entrar no "amigo secreto". Quantos mais formos mais giro se torna.
Beijinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...