domingo, 7 de novembro de 2010

A minha filhota...

Como filhota de pais com excesso de peso, a Bibi tem de ter atenção redobrada à questão da alimentação.

Quando ela era pequenina as refeições (que não fossem leite) eram um autêntico martírio. Para ela comer era preciso cantar, fazer teatro e mil e uma coisas para a distrair. Por isso sempre foi uma criança com o percentil baixo e coitadinha da menina que é um pisco a comer...

Até há pouco tempo, porque hoje em dia é preciso mandá-la parar de comer... quando lhe cheira...

É uma criança que não gosta de experimentar coisas novas, incluindo sumos, bolos e guloseimas. O único doce que ela gosta é chocolate, e perde-se com bolachinhas. Detesta sumos, gomas, rebuçados, MacDonalds, isso nem prova sequer... o que é bom...

Agora noto que de algum tempo para cá anda a comer às refeições como uma desalmada... e isso está a preocupar-me.

Ela tem 1,35m e 34Kg, o que significa que está no limite da pré-obesidade. Ao olhar para ela, ninguém diz o peso que ela tem porque ela não é aquela criança gorda, mas é compactazinha.

Uma vez li um artigo sobre anorexia na Activa que me alarmou bastante: muitas raparigas que têm comportamentos anorecticos são filhas de pessoas que lidaram com problemas de peso. Ora, eu tento passar para a minha filha a ideia que estou a fazer isto para me sentir melhor, para melhorar a minha saúde e qualidade de vida e não por questões meramente estéticas.

Ela fica chateada quando as pessoas lhe dizem que está a ficar gordinha e a última coisa que eu quero é que ela fique com macaquinhos no sótão...

Mas também já lhe disse que vamos aproveitar a entrada do inverno para começar o jantar sempre com uma sopinha e terminar com uma frutinha (a esquisita só gosta de maçãs e clementinas...). E pelo meio, metade da comidinha que costumamos comer.

A Re-educação Alimentar agora vai ser para a toda a gente...

4 comentários:

Borboleta Azul disse...

é de pequeninos que tem que começar aprender esse tipo de coisas, mas sem exageros, tudo com peso e medida... tens sorte de ela não gostar de mc e não ser muito amiga de guloseimas, já é uma grande ajuda... se só gosta de maçãs e clementinas, agora é altura das clementinas é abusar nelas :)

tens uma filhota linda, não te preocupas muito com o peso que agora ela tem que isso com o crescimento muda... bjs

Alexandra disse...

Bolas... Não sei se o comentário seguiu ou não:(
Acho que a tua filhota está bem... As crianças teem picos de crescimento diferentes.
É muiiiito linda e tu tb:)
Tenho um selinho para ti.
Abraços:)

Lilith disse...

tens uma pequenina muito linda e claro que tens que te preocupar com o exemplo que lhe dás. digo-te isto porque sou filha de pais obesos e sei que parte dos meus problemas com o peso são causados por isso. que seja para ti um grande factor motivador :)

beijos :)

p.s. - as ampolas de alcachofra chamam-se "ALCACHOFIT" e actuam a nível de desintoxicar o fígado e os rins, fazendo perder os líquidos retidos.são amargas como o raio mais resultam: deves diluir uma numa garrafa de 1,5 L e beber ao longo do dia fora das refeições.

Alex disse...

Não acho nada que a tua filhota esteja na pré obesidade. Tenho um irmãod e 10 anos que pesa 44 kilos e tem exactamente o mesmo aspecto da rua filhota se é que ainda não mais "magricela"... o que quero dizer é que a constituição difere sempre de criança para criança. Obviamente que quanto mais cedo tivermos atenção com a alimentação deles, melhor... evitamos problemas futuros! ou pelo menos tentamos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...